A medicina ortomolecular é uma terapia que tem o objetivo de prevenir e tratar doenças, através de uma alimentação saudável e do uso de suplementos nutricionais, como vitaminas, minerais e antioxidantes.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular, a medicina ortomolecular avalia os nutrientes que estão em falta ou em excesso no organismo da pessoa, promovendo o equilíbrio do metabolismo e recuperando, assim, a saúde.
Como funciona
A medicina ortomolecular identifica e corrige desequilíbrios nas funções das células através da alimentação e do uso de suplementos, ajudando a controlar os radicais livres e fortalecer o sistema imunológico, prevenindo e tratando, assim, doenças.
Além disso, como a pele também é afetada pelo excesso de radicais livres no corpo, a medicina ortomolecular pode ser uma boa opção para melhorar a saúde da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
Na dieta da medicina ortomolecular o segredo está em desintoxicar o organismo. Nesta dieta nenhum alimento é proibido, mas alguns alimentos devem ser evitados, como os alimentos industrializados e gordurosos.